terça-feira, 28 de abril de 2009

um site da UNICEF para crianças

Clique na figura para vasculhar este site e conehcer os direitos das crianças e adolescentes. Participe dos fóruns, das atividades e responda a enquete sobre o que a criança Brasileira mais precisa...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

UM ETERNO CICLAR...

Os diversos ciclos que permeiam a vida no universo: o ciclo dos nutrientes, o ciclo da água e o ciclo vida, nascimento e morte tem sido motivo das aulas da professora de ciências, Maria Helena, com as sextas séries. Pegando um gancho com estes temas tão importantes para a compreensão dos elos orgânicos e inorgânicos que ligam o homem ao meio ambiente, pesquisas foram direcionadas na sala de informática. Uma amostra destes trabalhos estão no site > JOVENS DO ALCANTARA EM AÇÃO. Os alunos utilizaram as ferramentas copiar/colar e mesclaram recortes com os desenhos no paint > buscando letras desenhadas e setas no programa word para colar no paint e, finalmente salvaram tudo na pastinha da sala em JPG para publicar no SITE

Pintura Rupestre



Após pesquisas na net os alunos reproduziram no paint as imagens de pinturas rupestres que selecionaram, muitas delas proveniente da Serra de Ibiapaba e da Serra da Capivara no Piauí... Este trabalho foi realizado na informática dando suporte às aulas da professora MARILENE de história que agora, no ínicio do ano, tem trabalhado história antiga com as 5ª séries do período da tarde, Uma das atividades realizadas em sala de aula, com os alunos, foram pesquisas e lindos desenhos, coloridos...

segunda-feira, 16 de março de 2009

(Professores e pesquisadores/USP e da EMEF José de Alcântara Machado Filho - Visitam Comunidade do Real Parque/Projeto USP-Culturas Juvenis




Veja no site do professor Silas > direitos dos professores > aqui trecho do texto:
"Como bandidos sentenciados e reincidentes têm direitos. Como marajás, corruptos de colarinho branco têm direitos, como crianças sem lar e adolescentes sem carinho e educação de meio e origem têm direitos, como militares e paisanos, empresários e banqueiros têm direitos, como juízes e cidadãos com alto poder aquisitivo em geral têm direitos, como empresários e turistas têm direitos, pregamos a Desobediência Ética com a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS PROFESSORES e criamos os primórdios de um necessário, útil e básico:

CLIQUE no estatuto e veja o site do professor texto na integra:
ESTATUTO DOS PROFESSORES"


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Passeio Aquário de São Paulo







O passeio ao Aquário de São Paulo

Projeto Animais Marinhos 2ªA

Projeto realizado com os alunos do 2º ano A , período da manhã, com a professora Yasminne e a Estagiária Rosângela.
O passeio ao Aquário de São Paulo tornou-se ainda mais significativo o projeto.
Os alunos adoraram e participaram muito.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Site com fotos e vídeos ...

Para ver as fotos e vídeos da 1ª Semana da Diversidade Cultural e só clicar no site http://mritapsil.multiply.com onde os trabalhos, danças e atividades foram registrados >confiram ...




sexta-feira, 24 de outubro de 2008


I SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL

















A associação SOS comunidade indígena pankararu, EMEF José de Alcantara Machado Filho e Universidade de São Paulo convidam a todos a participarem da I Semana da Diversidade e Cultura que será realizada entre os dias 3 e 8 de novembro na nossa escola - Alcantara...

A SEMANA propõe criar um espaço de debate e respeito, de modo a permitir um ambiente de conscientização da comunidade e escola como um todo a respeito da marginalização e discriminação aos quais estão submetidos negros e indígenas no Brasil e especialmente em São Paulo...


TODAS AS NOITES DA SEMANA HAVERÃO VÁRIAS ATIVIDADES INTERESSANTES ACONTECENDO NA ESCOLA > INFORMEM-SE NA SECRETARIA...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mural: Geografia Atividades 5ª séries - Profª Gabriela

Exposição de gráficos – Geografia

Iniciamos o segundo semestre realizando uma avaliação de alguns conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia ao longo do primeiro semestre. Os alunos foram relembrando os assuntos estudados e avaliando-os enquanto “bom”, “regular” e “ruim”. Com estas informações, cada classe da 5a série construiu uma grande tabela e, posteriormente, os gráficos que foram expostos para toda a escola.Com esta avaliação foi possível fazer uma revisão dos conteúdos trabalhados além de diferenciar os diversos tipos de aula e materiais didáticos usados para cada assunto: aula expositiva, aula participativa (debate com os alunos), pesquisas e experiências individuais e em grupo, leitura do livro didático, leitura de mapas e imagens, etc.Os gráficos expostos resultam de três semanas de trabalho e discussões e revelam a opinião dos alunos a respeito das aulas de Geografia.

Profª Gabriela R. A. e alunos das 5as. séries da EMEF José de Alcântara M. Fº